Sinais dos tempos de crise...

Hoje duas notícias foram divulgadas, confirmando o que todos nós sabemos, a crise chegou de vez! A Vale do Rio Doce, um gigante da mineração mundial anuciou a demissão de 1.300 funcionários, após a divulgação na semana passada da redução significativa da produção de minérios.

Hoje também as duas maiores empresas do setor suderúrgico do Japão, a Nippon Steel e Kobe Steel, que estão entre as maiores do mundo, anunciaram a redução ainda maior na sua produção, por conta da recessão que se instalou no mundo, particularmente na Europa, Estados Unidos e no próprio Japão.

Por outro lado, e consequência direta desta situação, o preço do minério hoje está praticamente a metado do valor de bem pouco tempo atrás. Ou seja, se por um lado, inibe os investimentos dos produtores, por outro pode atrair a demanda por parte dos compradores com maior capacidade financeira, visando fazer estoques para o futuro após a crise. Essa redução de preços (e não só de minério, mas de todos os preços) vai permitir a retomada do crescimento da economia. Isso é uma questão de tempo.

Enquanto o mundo real sofre com as "barbeiragens" feitas pelos operadores do mundo virtual das finanças, estes continuam a receber as benesses dos governos. Sinceramente, eu me recuso a aceitar esse tipo de coisa. Estamos presenteando os criminosos e punindo as vítimas... Sinal dos tempos!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pequena Introdução ao Desenvolvimento: enfoque interdisciplinar

Porque apoiar políticas de desenvolvimento regional? Idéias sobre alguns dos dilemas atuais do desenvolvimento brasileiro.

Por que as nações fracassam: as origens do poder, da prosperidade e da pobreza