Enfim, o iPhone 3.0.


Bem, amigos e amigas, estou aqui tomando emprestado todas as informações do iPhone 3.0 apresentado hoje. Li algumas coisas e, sem sombra de dúvida, o local onde melhor descreveu todas as novidades do novo sistema, foi o pessoal do GIZMODO. Assim, o que segue abaixo peguei do blog deles (muito obrigado!).


IPhone OS 3.0, o sistema operacional de próxima geração para iPhone, iPod Touch e outros dispositivos que a Apple pode vir a lançar. Novos recursos, novos aplicativos. Aqui você encontrará toda a informação de que precisa.


NOVOS RECURSOS DO IPHONE OS 3.0

O iPhone OS 3.0 adiciona mais de 100 novos recursos, incluindo - finalmente – copiar-e-colar.

Copiar e colar texto. Quando você bate duas vezes sobre um texto, um balão de diálogo “Cut / Copy / Paste” é exibido. Ao bater duas vezes novamente, um balão “Paste” aparece se houver algo armazenado na área de transferência.
sso funciona entre aplicativos. Você pode expandir os pontos de seleção usando os dedos, e se você acidentalmente colar algo errado, basta chacoalhar o iPhone para desfazê-lo.
Copiar e colar fotos. Você também pode copiar e colar fotos. Você será capaz de selecionar múltiplas fotos ao apertar o botão de ação, copiar algumas delas e colá-las em um e-mail, pronto para ser enviado.
Novo Spotlight. O iPhone OS 3.0 permitirá que você faça uma busca por toda a informação contida no seu aparelho, não importa onde, tão logo a informação seja suportada. Se um aplicativo é escrito para suportar o novo Spotlight, seus dados também serão disponibilizados na busca.
Busca no Mail, no Calendar e no iPod. Esses aplicativos da Apple têm interfaces específicas de busca. A pesquisa no Mail ainda não tem suporte a conteúdo de mensagem, mas é possível fazer buscas em servidores IMAP – isso pode economizar bastante tempo entrando no Gmail.
Tethering 3G. Esse recurso permitirá conectar o seu aparelho a um laptop e usá-lo como um modem para acessar a internet. As operadoras ainda precisam confirmar o serviço e provavelmente cobrarão mais por ele. Nenhuma fez anúncios ainda.
Teclado em paisagem. A Apple adicionou modo de teclado em orientação paisagem para outros aplicativos, como Mail, SMS e Notes.
Mensagem multimídia. Uma grande novidade para enviar conteúdo rico para pessoas sem telefones com e-mail: a nova função MMS permitirá que você inclua tudo, de imagens a sons e vCards (não há informações sobre vídeo, porém). Pessoalmente, acho isso inútil tendo e-mail, mas algumas pessoas parecem querer bastante.
Suporte a novos tipos de calendário. No iPhone OS 3.0 você poderá assinar calendários na web usando dois protocolos: CalDAV – suportado pelo Google e pelo Yahoo! – e .ics – usado pela Apple no iCal.
Aplicativo de ações melhorado. O aplicativo de ações permitirá que você leia notícias relacionadas, para que possa se deleitar com os últimos escândalos do mercado, quebras na bolsa e executivos ganhando bônus a partir da ajuda do governo enquanto suas empresas afundam até o inferno. Obrigado, Apple.
Áudio estéreo Bluetooth A2DP. Você poderá usar um dispositivo estéreo Bluetooth A2DP, como fones de ouvido e alto-falantes.
Sincronização de notas com o iTunes.
Login automático no Safari. A nova versão do Safari lembrará credenciais de login, então você não precisará introduzir nome de usuário e senha novamente ao acessar o Scoreland pela intranet do seu trabalho.
Sacudir para ativar música em modo shuffle. No aplicativo iPod, basta chacoalhar o aparelho para iniciar o modo shuffle. Espera-se que seja opcional para os esportistas por aí.
Auto-login Wi-Fi. Se você for assinante de hotspot pago, seu iPhone ou iPod Touch fará o login automaticamente.
Anti-phishing. O Mobile Safari poderá alertá-lo sobre sites maliciosos que tentam enganá-lo.
Controles parentais estendidos. Filtros para conteúdo adulto poderão ser aplicados a filmes, programas de TV e aplicativos, além de web sites e música. (Aplicativos pornôs, aí vamos nós.)


NOVOS APLICATIVOS DA APPLE

A Apple incluirá novos widgets na nova versão do sistema operacional do iPhone:

Voice memo. Obviamente, permite que você grave a sua voz ou qualquer outro som, para que você não esqueça qualquer idéia ou brinque de agente especial do FBI Dale Cooper.
Enviar e receber arquivos. Um aplicativo dedicado a trocar arquivos entre iPhones ou iPods Touch.


NOVOS RECURSOS PARA APLICATIVOS DE TERCEIROS

O iPhone OS 3.0 adiciona mil novas APIs para estender as capacidades de novos aplicativos.

Conectividade Wi-Fi ponto a ponto. Uma nova API permite que dois iPhones sejam conectados diretamente – ponto a ponto, peer-to-peer – via Wi-Fi, sem precisar de qualquer rede Wi-Fi.
Um poderá descobrir o outro usando Bluetooth, para então iniciar uma conexão Wi-Fi de modo transparente.
Isso abre muitas possibilidades. Duvido que será permitido passar música, mas você provavelmente poderá transferir qualquer outra informação, assim como comunicar-se diretamente entre aplicativos nos dois dispositivos. Um exemplo: um game de cachorro que permite que dois cães brinquem um com o outro.
Esse recurso poderia ser combinado a uma notificação push, de modo que o iPhone receberia uma nota de outro iPhone convidando-o para jogar um game.
Navegação em conteúdo remoto. Embora o aplicativo embutido iPod não permita que você navegue por canções em iPhones ou iPods Touch de outras pessoas, aplicativos de terceiros possibilitarão isso, de acordo com Scott Forstall, da Apple.
Uso do aparelho para controlar periféricos. Uma nova API permitirá que você use o iPhone ou o iPod Touch como um controle para os seus acessórios. Neste exemplo, o iPhone é utilizado para equalizar o som em um alto-falante.
Os aplicativos não têm fim. A Johnson e Johnson está lançando o LifeScan, um aplicativo que se conecta a um dispositivo de monitoramento de glicose e pode até alertar outras pessoas automaticamente, caso algo dê errado.
Maps dentro de outros aplicativos. Novos aplicativos poderão usar o Maps diretamente, que agora é uma API.
Direções curva a curva. Desenvolvedores poderão criar aplicativos de direção curva a curva usando informação de GPS do iPhone e combinando-a com seus próprios mapas, sem depender de conectividade 3G ou Google.
Notificação push. Espera-se que desta vez seja verdade. Notificação push significa que os aplicativos do iPhone OS 3.0 finalmente poderão receber mensagens da interwebs automagicamente. Por exemplo, você pode ter um aplicativo de mensagem instantânea e o iPhone vibrar ou emitir um som quando uma nova mensagem chegar, mesmo se o aplicativo não estiver sendo executado.
Comunicação de voz em aplicativos. Aplicativos para o iPhone OS 3.0 serão capazes de acessar serviço de voz sobre IP. Isso significa que você poderá conversar com outros usuários enquanto joga um game contra eles, por exemplo. O serviço não usará o telefone, mas internet via conexão Wi-Fi.
Vibração. Jogos – ou qualquer outro aplicativo – poderão vibrar o aparelho, como controles de consoles.
Gravação de áudio. Gravação de áudio será possível em aplicativos de terceiros usando uma API padronizada, em vez de soluções customizadas.
Acesso a música a partir de aplicativos. Aplicativos futuros poderão acessar a biblioteca de música do aparelho. Isso significa que eles poderão tocar sua música enquanto são executados.


NOVOS RECURSOS NA APP STORE

O novo OS também oferecerá uma App Store melhorada, abrindo novas possibilidades para desenvolvedores e consumidores.
• Assinaturas de aplicativos.
• Compra de conteúdo adicional para aplicativos, como novas localidades para um software de guia de cidades.
• Compra de fases adicionais para jogos.
Basicamente, isso permitirá que desenvolvedores vendam mais coisas sobre seus aplicativos, e que consumidores expandam sua experiência com esses programas.
• Isso funcionará direto dos aplicativos, então você poderá comprar novas coisas pelo próprio software, que acessa a App Store internamente.


PREÇO

O iPhone OS 3.0 será uma atualização gratuita para todos os usuários do iPhone, incluindo os da primeira geração (mas nem todos os recursos funcionarão na primeira geração, como o suporte a Bluetooth estéreo). Usuários do iPod Touch poderão comprá-lo por US$ 9,95.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pequena Introdução ao Desenvolvimento: enfoque interdisciplinar

Porque apoiar políticas de desenvolvimento regional? Idéias sobre alguns dos dilemas atuais do desenvolvimento brasileiro.

Por que as nações fracassam: as origens do poder, da prosperidade e da pobreza