Exportações brasileiras em alta!

Em meio a crise financeira instalada no mundo desde o ano passado, muito se cogitou sobre a redução no ritmo das exportações brasileiras para este ano. Cabe ressaltar que, desde 2000, as exportações crescem em ritmo acelerado e diversificado, quanto ao seu destino.

Em janeiro deste ano, a balança comercial brasileira apresentou seu primeiro déficit em anos, o que causou grande preocupação, chegando mesmo o Governo Federal a ensaiar algumas medidas protecionistas, como o aumento das barreiras comerciais para as importações. Contudo, essas ações foram canceladas em menos de uma semana após seu anúncio.

Esta semana foi anunciada o resultado da balança comercial do mês de fevereiro e a grande notícia foi um expressivo superávit de mais de US$ 1 bilhão. Os resultados foram muito significativos, principalmente quando comparados com o mês anterior, mas janeiro foi um mês muito ruim, logo a comparação fica prejudicada.

Em função desses dados e acontecimentos, fica uma pergunta: estamos recuperando o ritmo comercial ou foi apenas um resultado isolado?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque apoiar políticas de desenvolvimento regional? Idéias sobre alguns dos dilemas atuais do desenvolvimento brasileiro.

Pequena Introdução ao Desenvolvimento: enfoque interdisciplinar

Por que as nações fracassam: as origens do poder, da prosperidade e da pobreza