Pequena mostra do que o Ubuntu/Linux é capaz...


Um sistema operacional não pode ser medido somente por sua capacidade visual, embora seja este um requisito importante, pois, como diria o poeta, "a beleza é fundamental". A imagem acima mostra algumas telas alinhadas no meu Netbook Eee pc. Isso mesmo, em um netbook foi possível instalar o Compiz, um soft que permite ao Ubuntu (e outras distribuições Linux) fazer algumas "firulas" muito interessantes, mesmo com um equipamento voltado para economia de recursos e energia.

Para quem nunca viu o Ubuntu funcionando, ao invés do Windows, que só tem uma tela inicial, no Ubuntu a pessoa pode criar quantas quiser, dependendo de suas necessidades. Ou seja, é você que escolhe como o computador deve ser e não o contrário!

O que sempre me impressionou no Ubuntu é o pouco uso de recursos que o sistema consome e o desempenho que consegue entregar ao usuário. Para ter idéia, quando esse Eee pc foi comprado, veio com o win XP. Somente ele ligado, sem nenhum outro aplicativo aberto, consumia quase 45% de memória RAM, tornando o trabalho multi-tarefa extremamente lento e tedioso. Com o Ubuntu, esse consumo caiu drasticamente para apenas 12%, permitindo trabalhar com vários programas abertos simultaneamente sem provoca lentidão do sistema. Sim, detalhe, o Eee veio com 1Gb de RAM...

Bem, isso é apenas uma pequena mostra da incrível capacidade do sistema Linux frente aos demais sistemas, em especial o das janelas. Sugiro a todos os curiosos e possuidores de equipamentos mais modestos e testar esse sistema e ver que, mesmo com um computador mais "velinho" é possível fazer coisas incríveis...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque apoiar políticas de desenvolvimento regional? Idéias sobre alguns dos dilemas atuais do desenvolvimento brasileiro.

Pequena Introdução ao Desenvolvimento: enfoque interdisciplinar

Por que as nações fracassam: as origens do poder, da prosperidade e da pobreza