Ubuntu 9.10 funcionando no Netbook Asus 1000H



Esse vídeo que fiz mostra o funcionamento do Ubuntu 9.10 (última versão disponível) no Netbook Asus 1000H com todas as funções gráficas do Compiz funcionando perfeitamente. Cabe ressaltar que se trata de um Netbook, ou seja, uma máquina que prima pela economia de recursos, cujo foco é a eficiência energética e a mobilidade. Ou seja, o sistema funciona perfeitamente mesmo em máquinas com poucos recursos a disposição.

Pelo vídeo fica claro uma coisa: o Ubuntu/Linux roda perfeito em qualquer computador. Além das questões gráficas, ele também substitui perfeitamente qualquer outro sistema operacional, particularmente uso o Ubuntu em casa e no trabalho e não vejo a menor diferença ou sinto falta de outro sistema.

Muito se fala que o Ubuntu/Linux não roda esse ou aquele programa, mas isso não é problema do sistema. Alguns programas são feitos especificamente para rodar em determinado sistema, logo só vai rodar naquele sistema. É uma opção de quem está desenvolvendo o programa definir se vai rodar ou não em determinado sistema. Alguns softwares só rodam em Windows, outros em Mac OS e outros em Linux, mas isso afeta uma pequena e exclusiva margem de usuários. Na esmagadora maioria dos casos, onde o que se quer é ver email, navegar na internet, digitar textos e planilhas, então, sugiro o Ubuntu, pois além de fazer com maestria essas tarefas, é gratuito, livre e não requer trocar o computador a cada nova versão lançada.

Posteriormente vou falar também sobre minha percepção do Software Livre, tanto no uso cotidiano como também como modo de vida e sobre seu impacto político.

Boa escolha e boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pequena Introdução ao Desenvolvimento: enfoque interdisciplinar

Porque apoiar políticas de desenvolvimento regional? Idéias sobre alguns dos dilemas atuais do desenvolvimento brasileiro.

Por que as nações fracassam: as origens do poder, da prosperidade e da pobreza