China planeja construir ônibus que viaja sobre os carros

Enquanto engatinhamos nas discussões sobre Transporte Público, a China inova com soluções que trazem a preocupação da integração entre o setor e o transporte privado. Muito interessante essa solução!



China planeja construir ônibus que viaja sobre os carros: "

hugebus

O trânsito de grandes cidades pode ser muito caótico, e para tentar contornar isso são feitas novas vias, pontes, viadutos, incentivos para que a população utilize transportes públicos. Mas o governo chinês teve uma ideia diferente para conciliar aumento populacional, transporte público e falta de espaço: criou o ônibus gigante.

Para economizar espaço, o país está considerando a construção de ônibus gigantes que viajem pelas ruas, com uma abertura embaixo, permitindo que os carros passem sobre elas. A idéia é explorar o espaço entre os carros e as pontes, economizando custos para a construção de faixas exclusivas e minimizar o impacto sobre os congestionamentos.

Os ônibus teriam 6 metros de largura e 4,5 metros de altura, viajando a 40 km/h e teria capacidade para 1.200 pessoas. Para os pontos de parada, seriam construídas plataformas dos dois lados da rua. O ônibus só funcionaria em vias largas, onde não existem pontes baixas ou túneis, mas mesmo com essas limitações auxiliaria e muito no trânsito do país mais populoso do mundo. Será que essa ideia funcionaria no Brasil?

Link: China to build ginormous buses that cars can drive under (Engadget)

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque apoiar políticas de desenvolvimento regional? Idéias sobre alguns dos dilemas atuais do desenvolvimento brasileiro.

Pequena Introdução ao Desenvolvimento: enfoque interdisciplinar

Por que as nações fracassam: as origens do poder, da prosperidade e da pobreza