Blogueiros e twiteiros progressistas do RN reúnem-se com Nicolelis

Publicado originalmente no blog VIOMUNDO

de Conceição Lemes

De 25 a 27 de março, os blogueiros progressistas do Rio Grande do Norte realizam, em Natal, o seu I Encontro Estadual.

Nesta sexta-feira, 28, o neurocientista Miguel Nicolelis, professor da Universidade de Duke, nos EUA, e co-fundador do Instituto Internacional de Neurociência de Natal Edmond e Lilly Safra, dá o pontapé inicial.

Às 20h (21h, horário de Brasília), palestrará sobre Redes sociais, participação política e desenvolvimento da ciência, em seguida debaterá com a plateia. Será na Livraria Siciliano (Midway Mall). Como o auditório é pequeno (cabem 50 pessoas), haverá transmissão por twitcam, por meio do perfil @blogprogRN.

“Assim que começamos a divulgar o evento, colegas passaram a nos criticar e ao professor Nicolelis”, conta o jornalista e blogueiro Daniel Dantas. “Um chegou a dizer que não iria a um evento com Nicolelis para levar carão, já que Nicolelis dá carão em ‘prefeito, governador, presidente e, agora, na imprensa’. Reação de blogueiros conservadores, que tentam inviabilizar o nosso movimento. Só que, além de papa-jerimuns e comedores de camarões, nós, blogueiros sujos potiguares, não nos rendemos a essas intempéries.”

Daniel Dantas é um dos organizadores do encontro estadual e do evento desta sexta-feira. Faz doutorado em estudos da linguagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“O professor Nicolelis é um caso à parte no meio científico brasileiro”, considera Dantas. “É apenas suportado na Academia brasileira, como disse em entrevista ao Estadão (clique aqui). O mais surpreendente é que ele não é proveniente das ciências humanas, mas da área médica! Característica que transborda nas ideias que ele tem expressado em artigos e entrevistas publicados pelo Viomundo.

“A recente crítica que Nicolelis fez aos governantes do RN por terem sempre boicotado o Centro do Cérebro deixou a nossa blogosfera reacionária em polvorosa”, prossegue Dantas. “Uma das representantes daqui chegou a debater longamente no twitter para provar que o Nicolelis era fake. Ela disse, textualmente, a postura dele não era a de um cientista!”

“Aqui os ataques a Nicolelis sempre foram de outra ordem, como o de uma promotora que não lhe permitiu calçar a rua que dá acesso à sede do Centro do Cérebro. Por isso, esse encontro com ele nesta sexta-feira é uma forma de lhe dizer que parte da sociedade de Natal o apóia”, empolga-se Dantas.”Poder interagir diretamente, via twitter, com um dos maiores cientistas do mundo, é um privilégio para todos nós. É importante não apenas para o movimento de blogueiros e twiteiros progressistas do Rio Grande do Norte, mas de todo o país.”

*****

Para ler o documento, divulgado em primeira mão pelo Viomundo, em que Nicolelis propõe o desenvolvimento da Ciência Tropical, clique aqui.

Para ouvir uma entrevista de Nicolelis, clique aqui.

Para ler a reportagem da revista Science sobre a ciência brasileira que quase ninguém repercutiu, clique aqui.

Para ler o artigo que, na época da eleição presidencial, irritou setores conservadores , por defender a descriminalização do aborto e a união civil entre os homossexuais, clique aqui.

Meu twitter: @conceicao_lemes
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pequena Introdução ao Desenvolvimento: enfoque interdisciplinar

Porque apoiar políticas de desenvolvimento regional? Idéias sobre alguns dos dilemas atuais do desenvolvimento brasileiro.

Por que as nações fracassam: as origens do poder, da prosperidade e da pobreza