iPad, android, atualizações e os fabricantes



Quem me acompanha aqui no blog ou pelo twitter (@jefdantasblog) sabe que adoro o robozinho verde, nosso querido android. Já fui usuário de iPhone, mas depois que adotei o android, inicialmente com o Motorola Milestone, e agora com SamSung Galaxy Tab, não tive como resistir ao seu encanto...

Pois bem, após esse período pude tirar alguns aprendizados sobre esse universo mobile, as potencialidades de cada Sistema Operacional, suas vantagens e desvantagens, e quero socializar aqui com todos vocês, meus milhares e milhares de leitores fieis!

Inicialmente vou falar do iPad. Sim, ele mesmo. Algo que me chama a atenção na Apple é sua capacidade de satisfazer seu cliente até o limite do possível. Ou seja, até o limite do hardware. Toda a mágica nesse novo mundo é feito pelo software, então tio Jobs o que faz? empurra atualizações nos seus produtos até onde puder, e as vezes ainda faz um esforçozinho de conseguir algumas melhorias, mesmo com a desatualização de hardware frente ao novo SO, como no exemplo do iPhone 2.

Isso é importante, manter um hardware sempre atualizado para as maravilhas criadas pelo software, até onde for possível. “Nunca abandonar a cria!”, diria uma mãe zelosa pelos filhos! Esse é, justamente, o calcanhar de aquiles do android. Atualização!!!!!!

Não é admissível conceber que um gedget seja simplesmente descartado com pouco tempo de uso. Isso é cruel e desumano com o consumidor mais antenado das possibilidades que os SOs conseguem a cada novo lançamento. Embora o ritmo de atualização do android esteja bem mais acelerado que o iOS (que já estabeleceu uma periodicidade anual, frente ao quase lançamento semestral do android), isso não justifica que esses mesmos dispositivos não possam ser atualizados em espaços iguais ou mesmo maiores que os dos lançamentos de novas versões do android.

Esta semana o mundo viu um caso de total abandono e desrespeito com os consumidores. A SamSung simplesmente anunciou que não iria atualizar o Galaxy Tab (seu único Tablet disponível no mercado, diga-se de passagem) para a versão HoneyComb do android, feita especificamente para tablets, simplesmente porque anunciou que irá lançar novos aparelhos no mercado.

Ora, esse produto (o Tab) foi lançado no mercado não tem 6 (seis) meses e já se encontra completamente obsoleto frente ao anúncio dessa semana! Pelo visto os coreanos estão levando bem a sério as aulas de obsolescência programada que tiveram nas universidades...

Da mesma forma podemos falar da Motorola. Qual a garantia que o Xoom será atualizado para as próximas versões do android? Pelo que vimos com o Milestone recentemente, podemos afirmar, com alguma garantia de acerto, que não teremos muitas facilidades com eles também. Esse, portanto, é grande problema que os consumidores estão vivenciando agora. Comprar novos produtos para, logo a seguir, serem sumariamente taxados de destualizados. Sem contar  que o preço de revenda cai vertiginosamente!!

Feito essas considerações, minha avaliação sobre esse caso é de que a Apple é muito mais consciente de suas responsabilidades com seus consumidores e respeita, sobretudo, sua marca. Manter seus clientes sempre fieis, dando-os sempre o máximo possível em termos de atualizações para seus produtos, é uma forma também de mostrar o respeito que eles têm pela própria reputação que criaram em torna da marca e quanto eles levam isso a sério.

Certamente, em qualquer compra futura que venha a fazer de smartphones, tablets, etc., estarei muito mais inclinado a adquirir um produto Apple do que a concorrência.

Ok, já podem me chingar, mas essa é a forma como veja esse relação até agora. Espero, sinceramente, que o tempo mostre que estou completamente equivocado.

Comentários

  1. Aparentemente perdi meu primeiro e longo comentário. Mas ótimo e oportuno post!

    ResponderExcluir
  2. Pelo o exposto é óbvio que o Android continuará ganhando mercado, mas, mais por ter seu sistema pulverizado em vários aparelhos. A Apple, por sua vez continuará tendo grande participação devido a sua constante inovação e inquestionável qualidade de seus produtos.

    ResponderExcluir
  3. É amigo, isso já é um Fato concebido!
    no meu blog (www.blogdotablet.blogspot.com) tem 2 posts falando sobre isso, e mais, um nobre visitante do blog comentou sobre uma comunidade no Facebook: "Samsung Nunca mais" - pra vc ter idéia a Samsung entrou em contato comigo (via telefone) pra TENTAR se justificar (balela). Ela simplesmente nos abandonou (usuários do GT 7")

    Veja a comunidade no FB:
    GRUPO NO FACEBOOK
    Participa lá, vamos espalhar na rede.

    http://www.facebook.com/home.php?sk=group_196772793697525#!/home.php?sk=group_196772793697525&ap=1

    LISTA NO TWITTER
    @Natarelli/samsungnuncamais

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não seja tímido (a), comente!!

Postagens mais visitadas deste blog

Porque apoiar políticas de desenvolvimento regional? Idéias sobre alguns dos dilemas atuais do desenvolvimento brasileiro.

Pequena Introdução ao Desenvolvimento: enfoque interdisciplinar

Por que as nações fracassam: as origens do poder, da prosperidade e da pobreza